Itens de segurança que salvam vidas

A indústria automobilística está em constante mudança e aprimoramento, trazendo itens que revolucionam a forma como dirigimos. Esse é o caso dos itens de segurança nos veículos, que evoluíram para melhorar a proteção dos condutores e passageiros e passaram a ser obrigatórios nos novos veículos.

Órgão normativo

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) acrescenta, quando necessário, novas normas para garantir que as melhores tecnologias de proteção dos passageiros sejam implementadas na fabricação de veículos. Foi assim que passamos a utilizar o cinto de segurança de três pontos ou o retrovisor do lado direito do motorista. Esses itens de segurança nos veículos, antes, não eram obrigatórios e agora passaram a ser.

O Contran adicionou normas que obrigam as montadoras a incluírem, a partir de 2022, novos itens de segurança. São eles: Isofix, cinto de três pontos com encosto de cabeça em todos os assentos, controle de estabilidade e luzes diurnas.

Isofix

O Isofix é um sistema internacional de fixação de cadeirinhas infantis que utiliza ganchos soldados na carroceria do veículo. Isso garante mais segurança do que o simples afivelar da cadeirinha com os cintos de segurança convencionais. Sendo assim, o padrão Isofix também é compatível com o modelo utilizado nos EUA, chamado de Latch, garantindo a compatibilidade da maioria dos assentos infantis disponíveis.

Saiba mais sobre como transportar crianças e pets com segurança e comodidade.

Cinto de três pontos e encosto de cabeça

O cinto de três pontos passou a ser obrigatório em todos os assentos, inclusive no assento central do banco traseiro, onde antigamente havia apenas o de dois pontos. Nesse sentido, sua forma de prender o passageiro pelo peito e abdômen assegura menor risco de fatalidade em caso de colisão. 

Da mesma forma, o encosto de cabeça passou a ser imposto em todos os assentos. Isso garante que, em caso de colisão ou freada brusca, não aconteça o efeito chicote, impedindo lesões na área do pescoço. 

Controle de estabilidade

O controle de estabilidade é um sistema tecnológico que opera nos freios e no motor. Ele serve para que o veículo não saia de sua trajetória original em caso de perda de aderência dos pneus ao asfalto.

Luzes diurnas

As luzes diurnas, como o próprio nome já diz, é uma luz dianteira que se acende automaticamente com a partida do carro, gerando maior visibilidade em todas as situações.

Outros itens de segurança nos veículos

Outros equipamentos de segurança também se tornaram obrigatórios alguns anos atrás, como os freios com sistema ABS (Anti-lock Braking System) que funcionam impedindo que as rodas travem, controlando o sistema de freio e aumentando a estabilidade em condições de frenagem de emergência. Os airbags, que são bolsas de ar que inflam e protegem a cabeça dos ocupantes do veículo no caso de colisão. E o Break Light, a terceira luz de freio que fica no vidro traseiro, auxiliando os motoristas a perceber a parada do carro.

Existem ainda os itens que não são obrigatórios, porém quando disponíveis, acrescentam segurança e comodidade na direção. Conheça quais itens opcionais vale a pena investir. Em resumo, com o passar dos anos os carros vão trazendo cada vez mais itens de segurança obrigatórios para tornar sua viagem mais segura. Por isso, ao trocar seu veículo,  visite uma de nossas lojas . Converse com a nossa equipe para te auxiliar na escolha do modelo que melhor atende às suas necessidades e garanta a segurança da sua família!

Compartilhar: