Evite roubos e furtos do veículo com essas dicas

Ter um veículo para trabalhar ou para o lazer é o sonho de muitas pessoas. Porém, quando compramos um carro uma das nossas primeiras preocupações é com a segurança. Os roubos e furtos de veículos estão se tornando cada vez mais frequentes. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, somente em 2021 foram subtraídos mais de 70 mil veículos em todo o estado. Por isso, siga nossas dicas e evite esses problemas com seu veículo.

Estacione em local seguro

Se puder optar por um estacionamento fechado, melhor. Isso porque esses estabelecimentos são bem mais seguros e as chances de ocorrer um furto são mínimas. Porém, caso não seja possível, procure estacionar em locais mais bem iluminados e mais movimentados. Uma boa alternativa é deixar o veículo próximo a câmeras de segurança de estabelecimentos, ou portarias de condomínios, onde tenha pessoas vendo. 

Evite ruas com pouco movimento e com baixa iluminação, pois isso facilita a ação de pessoas mal intencionadas. Se você precisa ir a algum lugar onde a única opção é parar na rua, procure ir durante o dia, quando o fluxo de pessoas na rua é maior. Outra boa dica para evitar furtos é não deixar nada dentro do veículo, como aparelhos de som, roupas e bolsas. Assim, o veículo chamará menos a atenção. 

Cuidado ao parar em semáforos

O roubo de veículos acontece por diversas vezes quando o condutor para no semáforo. Por isso, dependendo da região e do horário em que estiver dirigindo, o ideal é ir reduzindo a velocidade a uma boa distância quando o semáforo estiver fechado, e não parar o veículo completamente para esperar abrir. Nesse sentido, também é importante manter uma boa distância do carro da frente e só parar no sinal com o carro engatado, pois isso permite que você saia com agilidade caso identifique uma situação de risco. Você também pode buscar rotas alternativas que passam por vias mais seguras e movimentadas, especialmente durante a noite e madrugada.

Esteja sempre atento ao seu redor

Qualquer distração ou uma simples olhada no celular pode ser um prato cheio para um bandido fazer a abordagem, ou mesmo roubar algo de dentro do veículo. Por isso, tenha o hábito de sempre olhar ao redor, no trânsito, quando for estacionar ou quando for entrar em casa. Se desconfiar de algo, procure sair do local depressa. 

Itens de segurança

Alguns itens no veículo são especialmente desenvolvidos para melhorar a segurança anti furtos e roubos. Um dos exemplos mais comuns são as películas escurecidas (insulfilm), que ajudam a proteger o interior do veículo pois dificultam a visualização. Assim, se por acaso você precisar aguardar alguém dentro do carro em local público ou mesmo esquecer alguma sacola no banco, chamará menos atenção. 

Outros importantes itens de segurança são travas e vidros elétricos e alarme. As travas fazem com que você não perca tempo abrindo ou fechando as portas do veículo e os vidros podem ser fechados com mais agilidade em uma situação suspeita. Além disso, o alarme também tem papel fundamental para afugentar um possível invasor que consiga arrombar a porta para ter acesso ao interior do veículo. 

O mercado automobilístico também disponibiliza itens mais arrojados de segurança, como bloqueadores de bomba de combustível, localizadores e rastreadores. Todos esses itens facilitam muito a recuperação do veículo em caso de roubo. A Azul Veículos possui diversos modelos com os mais variados itens de segurança. Visite o nosso showroom e escolha um veículo seguro para evitar problemas com roubos e furtos. E lembre-se: nunca reaja a um assalto! Preserve sua integridade física e tenha um bom seguro e itens de segurança que auxiliarão na recuperação do veículo.

Share: