SEGURO DE CARRO: COMO ESCOLHER PRA FICAR TUDO AZUL.

Seguro para carro não é uma opção. É essencial. Só ele garante sua tranqüilidade quando o assunto é furto, roubo, acidentes, intempéries ou mesmo auxílio mecânico. E para ficar tudo azul, confira as dicas e orientações abaixo pra ficar sempre tudo azul!

Seguro auto ou proteção veicular?

No mercado, há 2 modalidades: o seguro auto e a proteção veicular:

Seguro auto cobre proteção contra roubo, furto, colisões e muitas outras. As seguradoras normalmente fazem a cobertura de danos parciais e danos integrais, mas varia de acordo com a empresa e o seguro contratado. Danos parciais ocorrem quando reparo do veículo tem custo menor do que 75% do valor do carro. Nesta situação, o carro será consertado, com parte dos reparos sendo pagos pela seguradora. A outra parte do conserto é pago pelo consumidor, por meio da franquia do seguro. Nesta modalidade, o auto não será consertado. Em vez disso, o cliente recebe a indenização completa do seguro, para aquisição de um novo.

A indenização integral também é paga quando o veículo é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia. Importante salientar que as indenizações, parciais ou integrais, só são pagas se um sinistro correto acontecer.

Proteção veicular é oferecida por cooperativas ou grupos que se unem para oferecer algumas proteções para o veículo. Algumas dessas proteções têm os mesmos objetivos das opções comercializadas pelas seguradoras. A diferença é que os riscos são divididos entre os cooperados. Caso os recursos sejam insuficientes, os segurados devem arcar com as demais despesas, dividindo-as entre todos os participantes. Muitas proteções veiculares têm custos mais baixos do que um seguro auto comum. Porém, elas não oferecem garantias. Assim, vale a pena fazer um seguro.

Compare as seguradoras.

Muita gente apenas pesquisa os seguros e coberturas disponíveis, esquecendo de analisar a empresa. Por isso, é muito importante fazer um levantamento sobre a reputação da seguradora. É importante pesquisar sobre a empresa, avaliar suas redes sociais e menções no site Reclame Aqui. Também vale a pena conferir a qualidade do atendimento ao usuário.

Escolha as coberturas que precisa.

O seguro ideal para o seu perfil é aquele que abrange todas as coberturas. Faça uma análise da sua rotina: como e para quê você usa o carro? Em quais horários ele é usado? A quais riscos o veículo está mais exposto? Quais as facilidades mais adequadas ao seu perfil? Na dúvida, converse com um corretor de seguros para indicar os serviços mais vantajosos. Se o seu veículo precisa de uma cobertura, escolha esta opção. 

Do contrário, após um sinistro, você poderá arcar com um alto prejuízo (que, com a contratação da cobertura, sairia por taxa muito menor). As coberturas disponibilizadas pela maioria das seguradoras são contra:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Desastres naturais;
  • Danos a terceiros;
  • Queda de Raio;
  • Proteção para terceiros (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos — RCF-V);
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP);
  • Blindagem;
  • Vidros;
  • Kit gás;
  • Carta Verde;
  • Assistência 24 horas;
  • Higienização em casos de alagamento, entre outros.

Algumas seguradoras oferecem também a assistência 24 horas como um bônus gratuito ao consumidor. Mas caso este não seja o seu caso, ainda valerá muito a pena contratá-la. Os serviços 24 horas de uma seguradora geralmente incluem guincho, atendimento mecânico, chaveiro, motorista amigo e outros.

Cuidado com as coberturas 

Tem coberturas que podem ser contratadas adicionalmente. Afinal, um seguro básico geralmente oferece apenas proteção contra furto e roubo, colisão, incêndio e queda de raio. Se você deseja um seguro mais completo, contrate coberturas extras. A maioria das seguradoras permite a personalização do seguro, garantindo que ele ofereça exatamente as proteções de que você precisa.

Contrate um carro reserva.

Se você precisa do seu carro e não pode ficar sem ele, é bom pensar em um carro reserva. Muitas seguradoras oferecem esse serviço após um sinistro. Assim, enquanto o carro é reparado na oficina, você pode contar com um veículo extra, que pode ser utilizado por até 7 dias. Se necessário, você pode solicitar a extensão desse prazo. E caso você trabalhe com o carro ou não tem outro meio de transporte, é melhor optar pelo período máximo disponível.

Escolha a franquia adequada.

A franquia do seguro é uma participação que o segurado deve pagar quando sofre um sinistro parcial. Seus custos podem ser fixos ou percentuais, conforme os danos. Há 3 tipos principais de franquia: a básica, a aumentada e a reduzida.

Cada uma é indicada para um perfil diferente de motorista e veículo. Quem tem alto risco de sofrer um sinistro pode optar por uma franquia com valor menor. Assim, não terá um grande impacto financeiro. 

Já se a pessoa possui um bom histórico ao volante, pode aumentar o valor da franquia, porque a possibilidade de ser usada é pequena e o valor do prêmio, menor.

Enquanto isso, a franquia básica define um bom equilíbrio entre o seu custo e o valor do prêmio.

Compare os valores e escolha o que mais cabe no seu bolso.

Para contratar seu seguro, o ideal é simular cotações em diferentes seguradoras. Utilize como base as coberturas necessárias ao seu veículo, e avalie bem os adicionais propostos pela empresa. Assim, com diferentes propostas, na mão, fica mais simples adquirir um seguro com custo menor. E verifique a possibilidade de parcelamento dos valores. Muitas empresas aceitam o pagamento do seguro em até 6 vezes ou mais.

Instale dispositivos de segurança no carro.

Quando o veículo tem dispositivo antifurto, rastreador e alarme, as chances de roubo ou furto são menores e por isso, as seguradoras costumam diminuir os custos do seguro nestes casos.

Por isso, economize instalando um, ou vários desses sistemas de segurança no carro antes de cotar seu seguro. Algumas empresas seguradoras também oferecem a instalação dessas proteções, além do seguro, o que é uma vantagem. E qualquer dúvida, é só consultar nossa equipe, pra ficar tudo azul!

Share: