Como é definido o preço de um veículo seminovo

Quando pensamos em trocar de veículo uma das primeiras dúvidas que aparecem é: Quanto vale o meu carro? Veja nossas dicas e saiba como calcular o preço de mercado do seu veículo seminovo.

A Tabela FIPE

A Tabela FIPE, organizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, tem sua importância quando vamos definir o preço de um veículo seminovo. No entanto, não deve ser a única base.

Os valores apontados na tabela não são uma regra e sim um ponto de partida. Nesse sentido, a FIPE apresenta, no âmbito nacional, o valor médio do veículo consultado. Dessa forma devemos levar em consideração outras condições para um cálculo correto.

A sua localização

Um ponto que devemos pesar para encontrar o valor correto é sua localização. Isto é, por ser um país muito grande, cada região tem suas particularidades; às vezes o mesmo veículo nas mesmas condições tem preços diferentes em São Paulo (SP) e em Manaus (AM).

Assim, devemos levantar o valor de mercado do mesmo veículo na sua localidade, comparando os preços para ter noção de quanto custa.

Informações indispensáveis

Para apontar o preço correto algumas informações são fundamentais:

  • Ano de fabricação e modelo – Para realizar a venda leva-se em consideração somente o ano do modelo do veículo e não seu ano de fabricação. Nesse sentido não se altera o valor de um carro 2020/2020 para um  2019/2020.
  • Motor – A motorização é muito importante quando escolhemos um carro para compra. Então, no momento da venda, devemos buscar a informação para garantir a aplicação do preço correto. Um veículo com motor 2.0 não tem o mesmo valor de mercado que um com motor 1.4, por exemplo.
  • Câmbio – Tão importante quanto o motor é o tipo do câmbio e seu estado de conservação. Sua manutenção costuma ser mais longa do que a do motor. Todavia, caso possua algum problema, o conserto pode sair tão caro ou até mais do que no motor. Com a popularização das SUVs, os câmbios automáticos têm ganhado força.
  • Modelo e versão – Cada carro tem sua marca, modelo e versão. Todos os detalhes técnicos devem ser apreciados individualmente. Afinal, um modelo sedan e um modelo hatch são bem diferentes. Então, fique atento!
  • Pintura – O tipo de pintura, sólida, metálica ou perolizada, tem influência no valor final, bem como a cor escolhida. Isso porque, cores extravagantes têm poucos apreciadores,  então são mais difíceis de vender, o que pode desvalorizar o carro.
  • Quantidade de portas – O carro duas portas já foi sinônimo de esportividade e de preferência do consumidor brasileiro, Entretanto, hoje, carros de quatro portas são mais fáceis de serem vendidos e são mais procurados pelas famílias.
  • Quilometragem – Este é outro ponto muito importante para a avaliação, o que pode valorizar ou desvalorizar o veículo mais do que se imagina. Quando avaliado, é importante pensar na média de quilômetros rodados por ano, pois a distância percorrida em um carro modelo 2021 com 100 mil km não tem o mesmo peso de um outro 2010 com 100 mil km.

A manutenção

Para saber se o veículo está acima ou abaixo da média de sua localidade é interessante também consultar se toda a manutenção foi realizada.  Isso quer dizer que um carro com a manutenção em dia certamente irá apresentar menos problemas ao futuro comprador, o que faz seu veículo valorizar.

Ainda sobre a manutenção, é primordial que todos os equipamentos e utilidades do veículo estejam em pleno funcionamento. Assim, de nada adianta o automóvel ter ar condicionado se este não funciona, pelo contrário, o defeito passa a impressão de carro mal cuidado e que, dessa forma, vale menos. Saiba como preparar seu carro para a venda.

Particularidades

Aqui entram todos os acontecimentos da vida do seu veículo: se já esteve envolvido em acidente; se está com um amassado na lateral; se foi substituída alguma peça original; qual a quilometragem atual; se está com a documentação em dia; se os pneus estão em boas condições… Todos esses detalhes fazem a diferença.

Se, após levantar todos esses dados, você ainda não chegou a um valor que considere certo, não hesite em procurar o nosso atendimento especializado, nossos funcionários são treinados para avaliar seu veículo. 
Sabia que a venda direta de veículo não é a única opção para você? Conheça as vantagens da venda consignada na Azul Veículos.

Compartilhar: