Tudo que você precisa saber sobre financiamento de veículos

Se você não possui o valor à vista para adquirir um veículo novo ou usado, a Azul Veículos te ajuda com tudo que você precisa saber sobre financiamento. Esta é a maneira mais comum de adquirir um veículo. Porém, antes de assinar um contrato desse tipo, é necessário se atentar a alguns detalhes.

Como funciona o financiamento de veículos?

Essa é uma modalidade de compra de veículos na qual uma instituição financeira concede crédito ao cliente mediante pagamento de juros mensais e eventuais taxas. Nesse sentido, o cliente escolhe em quantas parcelas irá financiar o veículo e os valores são fixos. E a instituição financeira tem como garantia o próprio veículo financiado.

Ao dar entrada em um financiamento, a instituição financeira irá avaliar seu score, sua renda, o carro que está comprando e o valor que será dado como entrada. Então, a partir dessa análise, serão passadas as opções de prazo e valores. Porém, vale lembrar que quanto maior for o risco para a instituição, como compradores com histórico ruim e baixo score, maior também será a taxa de juros do financiamento. 

O veículo fica alienado ao banco enquanto houver parcelas em aberto. Sendo assim, o comprador só passa a ser de fato dono do veículo após quitá-lo. Em caso de inadimplência, o veículo será apreendido. 

Modalidades de financiamento de veículos

 Existem atualmente duas modalidades de financiamento:

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC) – Nessa modalidade, o comprador torna-se proprietário do veículo, podendo transferir a dívida caso necessário. A taxa de juros é fixa, e a principal vantagem é que o comprador pode adiantar parcelas com abatimento de juros a qualquer momento. 
  • Leasing – Nessa modalidade o veículo fica no nome da financiadora e só poderá ser transferido ao proprietário quando quitado. O prazo para pagamento é de até 60 meses e dependendo do contrato pode não ser possível adiantar parcelas. 

Dicas importantes antes de financiar

  1. Os juros de financiamento podem variar de uma instituição para outra. Por isso vale a pena pesquisar em mais de uma instituição antes de fechar negócio. Na Azul Veículos, nós fazemos este trabalho para você! Contamos com mais de 15 instituições diferentes para oferecer sempre a melhor opção com muito mais agilidade.
  2. Para saber se terá condições de arcar com a parcela do veículo todo mês, é sempre importante realizar uma simulação informando o valor da entrada, valor, ano e modelo do veículo, e quantidade de prestações que pretende pagar. Inclusive, este é um passo importante para escolher bem o veículo.
  3. Contabilize todos os gastos do veículo, como combustível e manutenção antes de fechar negócio, para saber se ele cabe no seu orçamento.
  4. Certifique-se de que seu nome está limpo, que o valor da parcela não ultrapassa 30% da sua renda e consulte seu score.
  5. Confira se a documentação do veículo, no caso de seminovo, está em dia, com IPVA, licenciamento e eventuais multas pagas. 

Vantagens de financiar um veículo seminovo

Uma grande vantagem de financiar um seminovo é o preço da documentação e do emplacamento, que é menor que do veículo 0km. Além disso, o valor do carro usado é menor que o valor do 0km, o que pode ajudar a encaixá-lo no seu orçamento. 

Então se você está procurando o seu primeiro carro ou pretende trocar seu veículo, visite o nosso showroom e encontre a melhor opção para fazer o seu financiamento. Confira as nossas lojas.

Share: