Declarar veículo no imposto de renda

Durante os meses de abril e maio, um dos assuntos mais pesquisados no Google é a declaração de imposto de renda. Isso porque muitas pessoas não sabem como declarar seus bens, como seu veículo, no imposto de renda. Por isso, a Azul Veículos te ensina a declarar seu veículo e ficar em dia com a Receita Federal.

Como declarar seu veículo no imposto de renda 2023?

Todos devem informar seus bens à Receita Federal anualmente, através do imposto de renda. O primeiro passo é baixar o programa da Receita Federal em seu computador, lembrando que é a versão IRPF 2023, referente ao exercício 2022.

Ao instalar o programa, o declarante verá no menu do lado esquerdo a aba “Bens e Direitos”, que se destina a declarar o veículo e demais bens no imposto de renda. Dentro dessa ficha, o declarante deverá escolher a opção 02 “Bens Móveis” e o código 01 para veículo automotor terrestre.


Tenha em mãos o documento do seu veículo

Desde 2020, o Detran de São Paulo disponibiliza o documento do veículo (CRLV-e) em sua versão digital pelo aplicativo, disponível para iOS e Android. Por isso, para declarar o seu veículo no imposto de renda, baixe e acesse o aplicativo para pegar o número do Renavam.

Então no campo “discriminação’ é necessário fornecer detalhes sobre o veículo, como marca, modelo, placa e ano. No campo “Situação em 31.12.2022” você deverá informar o valor pago pelo veículo, caso ele tenha sido adquirido e quitado no ano passado. Porém, se a aquisição do veículo ocorreu em anos anteriores, o valor deverá se repetir no campo “Situação em 31.12.2021”. Assim, mesmo que o veículo esteja quitado em anos anteriores, o valor sempre deve se manter o mesmo e declarado todos os anos.

Como declarar veículo financiado no imposto de renda?

No caso de veículos financiados que ainda não estejam quitados, a declaração do imposto de renda muda um pouco. O procedimento é o mesmo que descrevemos acima, porém a diferença é que no campo “Situação em 31.12.2022” você deverá declarar apenas os valores que foram pagos no ano passado (entrada + parcelas), e não o valor total do veículo. Além disso, se o veículo tiver sido financiado em anos anteriores, o valor pago pelas parcelas em 2021 também devem constar no campo “Situação em 31.12.2021”.

Como declarar veículo vendido no imposto de renda?

Você deve informar não são somente a compra ou posse de um veículo à Receita Federal. Quando você vende um veículo, ele deixa de fazer parte da sua lista de bens, e por isso você deve informar no imposto de renda que não o possui mais. Para isso, basta seguir os procedimentos indicados acima e, no campo discriminação, adicionar a informação da venda com o nome e o CPF, ou CNPJ, do comprador. Além disso, é importante zerar o valor do veículo no campo “Situação em 31.12.2022”.

Acompanhe o Blog da Azul e nos siga nas redes sociais para ter toda a documentação do seu veículo sempre em dia!

Compartilhar: