Carros elétricos ou híbridos têm desconto no IPVA 2023?

Quem tem um veículo sabe que o começo de ano sempre vem com uma surpresinha a mais: o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, mais conhecido como IPVA. Mas e os donos de carros elétricos ou híbridos, eles também pagam IPVA em 2023? Existe algum desconto?

A resposta para essas perguntas pode ser sim e não, tudo depende do estado onde o veículo está registrado. Os carros elétricos, em razão do apelo sustentável,  ecológico e vantagens, contam com alguns incentivos fiscais para que sua compra, como forma de encorajamento. No entanto, esses benefícios só se aplicam em alguns estados do Brasil.

A origem do desconto

Os valores do IPVA dividem-se entre o Estado e o Município, em 50% para cada parte. Assim, para que não exista a cobrança de 100% do imposto, tanto o Estado como o Município têm que autorizar esse desconto. 

Do mesmo modo, existem casos em que somente uma das partes que recebem os valores do imposto chegam a aderir ao incentivo fiscal. Isso causa o desconto parcial dos valores, ou restituição após o pagamento.

Mesmo com os incentivos e o imposto mais baixo, os veículos elétricos ou híbridos ainda não entraram  em nossa lista de carros mais econômicos, pois são veículos muito mais caros e seu preço elevado pode não compensar a economia de combustível gerada.

A isenção ou desconto no IPVA 2023 por cada Estado

Os carros elétricos e híbridos registrados nos Estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal têm 100% de isenção do IPVA.

Já os automóveis elétricos e híbridos dos Estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul pagam apenas 50% do imposto. Existem projetos de isenção nos Estados de Espírito Santo, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Goiás e Bahia, mas até o momento não existe nenhuma decisão e a obrigação de pagar é devida.

A situação no Estado de São Paulo é mais difícil. Enquanto as cidades do interior não contam com nenhum desconto, devendo pagar todo o valor devido do tributo, a prefeitura da capital abriu mão de sua parte no imposto. Com isso os veículos elétricos e híbridos registrados na cidade de São Paulo têm desconto no IPVA e pagam apenas 50% do valor, limitado ao desconto de R$3.300,00.

Em síntese, os carros elétricos e híbridos hoje pagam menos impostos. Isso gera economia nesse quesito e, com os incentivos fiscais, passam a ser uma possibilidade interessante de compra. Conheça os veículos do nosso Showroom e consulte nossa equipe sobre os elétricos e híbridos antes de trocar seu carro.

Compartilhar: