Carro automático x manual: qual a melhor opção?

Na hora de comprar um automóvel novo ou seminovo, surgem várias dúvidas — como qual modelo adquirir, de que cor e com que potência. Muitas vezes, também existe dificuldade entre optar por um carro automático ou com câmbio manual, afinal, são várias as opções disponíveis.

Por isso, aperte os cintos e confira esse artigo produzido para te ajudar a escolher a melhor opção para você! 

Mostraremos as vantagens e desvantagens entre um carro automático e manual e o que deve ser considerado na hora da compra.

Diferença entre carro automático e manual

O carro manual é mais comum no mercado automotivo, sendo ideal para o motorista que gosta de ter total controle sobre o veículo. Com o câmbio manual, o condutor pode adaptar as marchas para cada situação de acordo com o seu gosto.

O carro automático é uma opção que oferece mais conforto e segurança para o motorista durante a condução. Nessa modalidade de veículo, o acionamento da embreagem e a troca de velocidade ao engatar as marchas são feitas de forma automática, sem a necessidade de intervenção do motorista.

Isso acontece pois o carro automático conta com engrenagens planetárias que são acionadas por um  sistema conversor de torque.

Vantagens e desvantagens de cada modalidade

Carro manual: são veículos que oferecem mais controle para o motorista. Além disso, seu custo com manutenções são menores que no caso do câmbio automático.

O preço de um carro manual geralmente é menor que um automático. A principal desvantagem é o cansaço que pode causar para o motorista, principalmente aqueles que precisam enfrentar longos trânsitos.

Carro automático: mais segurança, uma vez que o motorista fica mais “livre” para ter mais atenção na estrada. Apesar da manutenção ser mais cara devido à complexidade da tecnologia do cambio automático, são veículos que apresentam maior durabilidade.

O conforto que oferece ao motorista é uma das principais vantagens, uma vez que não é necessário que haja preocupação com a troca de marchas. Portanto, é ideal para quem passa horas dentro do carro em viagens ou no trânsito.

O que considerar na hora de escolher entre carro automático e manual?

Agora que você já conhece quais são as vantagens e desvantagens dos carros automáticos e manuais, está na hora de saber como decidir qual é o modelo de câmbio mais recomendado para o seu dia a dia e que não vai te deixar na mão naqueles momentos mais críticos.

  • Ambiente em que trafega

A principal dica é observar em qual ambiente você costuma trafegar com o carro. Veículos automáticos são indicados para quem costuma pegar o trânsito pesado das cidades e não viaja muito.

Porém, se você costuma andar em estradas, as versões manuais podem ser mais proveitosas.

Como você aprendeu ao longo deste post, os modelos manuais costumam gastar menos combustível quando comparados aos carros automáticos — exceto quando equipados com câmbio CVT — e, na estrada, essa diferença tende a aumentar.

Além disso, transmissões mecânicas permitem melhor controle da potência em ultrapassagens.

  • Custos de compra e manutenção

Se você optar por um carro automático, não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro. Lembre-se que tanto o seu valor de compra quanto a manutenção são mais caros. Se você não se planejar bem, pode descontrolar o seu orçamento, principalmente se optar por um modelo com câmbio CVT.

Veja se é possível reservar um valor mensal para despesas com manutenção.

Escolher entre um carro automático ou manual não é uma tarefa tão complicada agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de cada modelo. Pesquise bem sobre o automóvel de sua preferência, procure por modelos de diversas marcas e não deixe de fazer o test drive.

Share: