As principais categorias de carro e seus benefícios

Já te bateu aquela dúvida sobre a categoria de um carro e quais as características de cada uma? 

Hoje em dia são tantas novidades e inovações automobilísticas que fica difícil não se confundir. Por isso, reunimos as principais categorias disponíveis no mercado para que não tenha mais dúvidas na hora de pesquisar um carro. 

Confira!

SUV

Traduzindo ao pé da letra, é a sigla, em inglês, para veículo utilitário esportivo. Dentro dessa definição, o utilitário esportivo é um veículo com certa altura livre do solo, o que possibilita que ele vença obstáculos mais altos que carros de outros tipos. 

Hoje em dia, é utilizado por homens e mulheres por ser ideal para famílias já que comportam bastante bagagem.

Hatch

Os carros da categoria hatch, originados da redução da palavra de língua inglesa hatchback, o que poderia ser traduzido como “traseira de escotilha”. É, portanto, uma mistura de porta e janela, exatamente como a abertura do porta-malas de um carro hatch.

Sua característica principal é a divisão em dois volumes:

compartimento do motor;

cabine de passageiros acoplada ao porta-malas.

Sedan

De modo geral, os modelos de carros sedãs são caracterizados por possuir uma carroceria divida em três partes:

  • compartimento do motor; 
  • compartimento dos passageiros no meio; 
  • compartimento de bagagens, porta-malas, atrás. 

Basicamente entende-se por sedan um carro com duas fileiras de bancos, com espaço considerável no banco de trás para três adultos e um compartimento traseiro, geralmente para bagagens.

Esportivo

Automóvel esportivo, mais popularmente no Brasil “carro esporte”, é geralmente um automóvel pequeno, de dois lugares e duas portas, desenhado para resposta rápida, fácil maneabilidade e condução de alta velocidade.

Alguns carros esporte possuem pequenos bancos traseiros que servem apenas para bagagem ou crianças pequenas. Esse tipo de configuração é conhecido como: 2+2 (dois assentos “normais” + dois assentos “ocasionais”).