Gasolina cara? 3 dicas para economizar combustível

Nos últimos meses o preço dos combustíveis está atingindo patamares nunca antes vistos. E claro que todos esses aumentos pesam bastante no bolso do consumidor, que precisa utilizar seu veículo para trabalho, para levar os filhos na escola, ou mesmo para o lazer da família. Então para te ajudar a economizar combustível e amenizar um pouco os impactos desses reajustes, vamos te dar boas dicas. Confira!

1. Manutenção sempre em dia

Todos os veículos sofrem com o desgaste natural das peças. Porém, quando a manutenção não é feita com frequência, essas peças já não desempenham como antes e isso aumenta o consumo de combustíveis. 

O maior exemplo disso são os pneus. Quando desalinhados ou murchos demais, aumentam consideravelmente o consumo de combustível devido à resistência que causam ao rolamento. Por isso, o ideal é que os pneus sejam calibrados uma vez a cada 15 dias para garantir que estejam sempre na calibragem correta. Além disso, o recomendável é que o alinhamento e balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. E claro, não esqueça de sempre verificar se os pneus estão em bom estado, já que pneus carecas também podem aumentar o consumo e causar acidentes. 

Outras dicas para economizar combustível são trocar o óleo com a quilometragem correta e se atentar para a limpeza de bicos injetores e dos filtros. Quando essa manutenção é negligenciada, a central eletrônica do veículo compensa pequenas falhas injetando mais combustível, ou seja, aumentando o consumo.

2. Mantenha o tanque sempre cheio

Calma! Essa dica pode parecer estranha num primeiro momento, afinal um tanque cheio está custando muito caro. Porém, o ideal é encher o tanque e não deixá-lo esvaziar para encher novamente. Vamos explicar melhor!

Quando o tanque está cheio, a evaporação de combustível é menor. Por isso não se perde tanto combustível como quando há espaço vazio no tanque. E para potencializar essa dica, evite parar o carro em locais expostos ao calor e sol quente e procure abastecer o veículo à noite, quando as temperaturas estão mais amenas. 

3. Vá com calma!

Para economizar combustível, preste atenção ao modo como você está dirigindo. Práticas como parar de acelerar ao ver um semáforo fechado, colocar o carro no ponto morto ao parar no semáforo e não arrancar com o carro ao sair ajudam bastante. Isso porque quando você exige mais potência do veículo, ele precisa injetar mais combustível. Portanto, evite esticar marchas e, na maioria dos carros, andar com a rotação do motor entre 1.500 e 2.500 rpm ajuda a economizar.

Outra dica importante é procurar manter uma velocidade constante em trajetos urbanos. Desse modo você exige menos do motor e economiza combustível. Além disso, em caso de trânsito intenso, o ideal é desligar o motor em trechos que estão parados e só ligar novamente quando for sair. Os veículos mais modernos já possuem essa função automática. 

Dicas bônus para economizar combustível

Cuidado com combustíveis adulterados! Abasteça somente em postos de sua confiança e desconfie de preços muito abaixo dos praticados pelos postos. Isso porque a gasolina que contém mais de 27% de etanol em sua composição irá exigir mais do motor. Igualmente importante é verificar se o combustível não possui outros solventes que podem prejudicar o funcionamento do motor e, além de aumentar o consumo, ainda pode te dar uma grande dor de cabeça!
Acompanhe sempre o blog da Azul Veículos para cuidar melhor do seu veículo e trafegar com segurança!

Share: